Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Teste do cotonete na gravidez: saiba como fazê-lo

Dentre alguns testes que as mulheres que desejam se tornar mães costumam fazer, você conhece o teste do cotonete na gravidez? Para mulheres que estão tentando engravidar, o teste do cotonete pode ajudar a perceber se o ciclo menstrual está por vir ou se possivelmente ela estará grávida.

Por esta razão falaremos neste post sobre o teste do cotonete na gravidez. Aprenda como fazê-lo para que você conheça um pouco mais sobre esta prática entre futuras mamães!

Como funciona o teste do cotonete na gravidez?

Com as mãos bem limpas você deve pegar um cotonete e inserir no canal vaginal até o colo do útero. Você deverá notar a cor que o algodão tem quando retirado, assim como a consistência da secreção que virá junto.

Teste do Cotonete

Se o algodão retornar com um tom rosado, meio marrom ou até mesmo com gotas de sangue, é sinal de que o ciclo menstrual está para acontecer! Porém, se retornar branquinho ou até mesmo seco, é possível que você esteja grávida. Mas claro que isso é apenas uma possibilidade. Se você estiver perto do ciclo menstrual e o cotonete estiver branquinho, seu ciclo deveria ter acontecido mas não está nem próximo disso.

Mas lembre-se que o teste do cotonete na gravidez não é uma ciência exata. É apenas uma das técnicas que ajudam a identificar seu corpo, conhecê-lo mais e melhor e poder perceber se a gravidez chegou, caso você esteja tentando.

Existem ainda outros métodos que ajudam na identificação da gravidez. Que tal conhecê-los?

O colo do útero durante o ciclo menstrual

Vamos te explicar como o colo do útero se comporta perante o ciclo menstrual, e também quando não está perto dele. São esses os detalhes que te ajudarão a perceber se você está ou não grávida:

Quando o colo do útero se encontra fechado

Neste caso, o colo do útero aparenta uma consistência mais firme e o orifício fica bem contraído. Isso geralmente quer dizer que a sua progesterona ainda está alta no organismo e que é provável que você não esteja grávida nesse momento. Durante o toque, a sensação é de estar pegando na ponta de um nariz.

Quando o colo do útero está alto

Você vai precisar se esforçar para encontrá-lo, pois não é assim tão fácil. Ele fica mais em cima, bem no fundo da vagina.

Quando o colo do útero se encontra aberto

Quando o colo do útero está macio e aberto, isso quer dizer que você estará ovulando. Mas se isso for no final do ciclo menstrual, pode estar dizendo que você vai menstruar muito em breve. Para engravidar no período fértil, o colo precisa ficar aberto para o espermatozoide passar e no final do ciclo para o sangue sair. A sensação de tocá-lo se parece como tocar em um lábio, possuindo a mesma consistência.

Quando o colo do útero está baixo

Você consegue encontrá-lo no momento em que insere o dedo na vagina, bem na parte inferior. Dessa forma, é mais fácil de encontrá-lo.

Identificando a gravidez pelo colo do útero

Agora que você já viu as probabilidades, entenda que se o seu colo do útero estiver macio e alto, existe uma boa chance de você estar grávida. Mas se por acaso estiver baixo e um pouco duro, é bem provável que você não esteja.

Como realizar higiene e cuidado na hora dos testes?

Teste do Cotonete

Lembre-se: tudo o que for relacionado com a parte íntima da mulher deve ser feito com muito cuidado e delicadeza. Sem falar que cada uma de nós possui suas particularidades, não é mesmo? 

Higiene é fundamental na hora de realizar ambos os testes, pois estamos falando de penetrações no corpo da mulher. São necessárias mãos higienizadas, além de cotonetes limpos e esterilizados. Não esqueça que a contaminação nesse local é fácil de acontecer e isso pode prejudicar não só seu corpo, mas também a saúde do seu possível bebê. Uma dica são os lenços umedecidos íntimos, que podem te ajudar na limpeza vaginal externa.

Mesmo realizando os testes, às vezes a ansiedade por este momento pode tomar conta de você, dificultando o processo de se tornar mãe. Procure encontrar calma em coisas que te fazem e bem e saber que o seu momento chegará, podendo estar mais perto do que você imagina. Pois relaxando para aproveitar os dias, você o verá chegando mais rápido!

E lembre-se: o teste do cotonete na gravidez (dentre outros testes) não devem ser um fim em si mesmo. Procure seu médico para ter a orientação definitiva quanto ao seu planejamento de gravidez e boa sorte!

Comentários [ 0 ]
Compartilhar
1

Ainda sem comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *