Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Vacinação infantil: um guia completo para prevenir o seu bebê contra doenças

BCG, Pentavalente e Poliomielite, são algumas das vacinas que o seu pequeno precisa tomar para a prevenção de algumas doenças

As vacinas são uma das mais importantes formas de prevenção contra doenças. Produzidas através de organismos enfraquecidos, mortos ou alguns de seus derivados, elas estimulam o corpo a se defender contra os vírus e bactérias que provocam doenças, podendo ser aplicadas por meio de injeção ou por via oral.

Como são muitos os tipos de vacinas existentes e que devem ser tomadas nos primeiros meses de vida, as mamães e papais de primeira viagem acabam ficando perdidos quando o assunto é a vacinação infantil.

Pensando nisso e com o desejo de te ajudar nos cuidados com o seu pequeno, criamos um guia completo de vacinação infantil para que você saiba quais as vacinas o seu filho deve tomar até os 15 meses. Confira!

BCG

A BCG protege contra as formas graves da tuberculose e deve ser tomada por todas as crianças ao nascer e em dose única.

Pentavalente

Essa vacina protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche, a hepatite e a Haemophilus Influenzae do tipo B, causadora de um tipo de meningite. Ela deve ser tomada em 3 doses, sendo uma aos 2 meses, a outra aos 4 meses e por fim aos 6 meses.

Vale lembrar que aos 15 meses e aos 4 anos a criança deve tomar o reforço.

Poliomielite 1, 2, 3 (VOP/VIP)

Essa vacina é responsável pela prevenção contra a poliomielite ou paralisia infantil. A VOP deve ser tomada aos 15 meses e depois aos 4 anos. Já a VIP deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida.

Rotavírus Humano G1P1 (VORH)

A VORH protege a criança contra o rotavírus, vírus responsável pela diarreia grave acompanhada de febre e vômito, e deve ser tomada em duas doses: uma com 1 mês e 15 dias e a outra com 3 meses e 15 dias de vida.

Tríplice bacteriana

É a vacina responsável pela prevenção contra a difteria, o tétano e a coqueluche. Um reforço deve ser tomado aos 15 meses e o outro aos 4 anos. Lembrando que a criança recebe a imunização através da vacina pentavalente.

Pneumocócica 10 valente

É responsável pela prevenção contra as bactérias tipo pneumococo, que causam doenças como meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia causados por Streptococcus pneumoniae. A primeira dose deve ser aplicada aos 2 meses, a segunda aos 4 meses e o reforço aos 12 meses.

Meningocócica C Conjugada

Essa vacina previne contra o Neisseria Meningitedis do subgrupo C, que causa um tipo grave de meningite e quadros de sepse. Ela deve ser tomada em duas doses, sendo uma aos 3 meses e a outra aos 5 meses.

Cabe lembrar que essa vacina exige o reforço que deve ser tomado aos 12 meses de vida.

Febre amarela

Protege contra a febre amarela e deve ser tomada aos 9 meses, com reforço aos 4 anos.

Tríplice viral e Tetra Viral

É a vacina que previne contra o sarampo, a rubéola, a caxumba e a varicela. A primeira dose da tríplice viral deve ser aplicada aos 12 meses de vida e o seu reforço aos 15 meses, junto a tetra viral.

Hepatite A

Previne contra o vírus da Hepatite A e deve ser tomada em uma única dose aos 15 meses.

Hepatite B

Protege contra a Hepatite B e deve ser aplicada em uma única dose ainda na maternidade.

Agora que você já conhece a importância das vacinas, como elas agem na prevenção de doenças e em qual idade o seu bebê deve tomá-las, é só se dirigir ao posto de vacinação mais próximo sempre que for necessária a aplicação de alguma dose.

Comentários [ 0 ]
Compartilhar
0

Ainda sem comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *